Método do Quadro

Algumas cartas tem habilidades que são ativadas por resultados específicos no dado, e não pelos valores mais altos possíveis.
Saber as chances de ativar determinados resultados é fundamental para a criação de estratégias mais efetivas.
Já foi visto na seção mecânica básica que ao rolar 2d6 existem 36 resultados possíveis. O desafio que se apresenta é saber quais desses 36 resultados atendem aos requisitos de ativação de uma habilidade.
Ao invés de fazer uma morosa contagem manual, o jogador tem a possibilidade de utilizar o método aqui apresentado: O método do quadro.

Com este método, o jogador pode rapidamente responder suas dúvidas de quais são suas chances de ativar uma habilidade. De maneira intuitiva e simples, o quadro abaixo apresenta os 36 resultados possíveis, bastando ao jogador que assinale os resultados que lhe interessam.
O quadro apresenta na primeira linha a representação dos resultados do primeiro dado, e na primeira coluna, a representação dos resultados do segundo dado. No resto da tabela estão 36 quadrados vazios, para serem assinalados conforme a necessidade.

1 2 3 4 5 6
1
2
3
4
5
6

Assim, é fácil localizar qualquer jogada na tabela. Localizadas as jogadas que ativam a habilidade, contamos quantas estas jogadas são. De posse desse valor, usa-se a fórmula abaixo.

(1)
\begin{equation} (A/36)*100 \end{equation}

Isso nos dá as chances de ativar a habilidade em termos de porcentagem.

Vamos usar como exemplo a chance de tirar números duplos, caso que ativa um possível ataque crítico e muitas habilidades de outras cartas.
Primeiro marca-se as casas que representam sucesso

1 2 3 4 5 6
1 X
2 X
3 X
4 X
5 X
6 X

Conta-se quantos sucessos obtivemos. No caso nosso A=6.

Aplica-se a fórmula (1) que nos dá uma chance de 16,7% de chance de sucesso. Ou uma chance em seis.

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.